sexta-feira, 3 de outubro de 2025

vocês lembram das listas telefônicas?

hoje, depois de dois dias de um workshop presencial que foi bem mais-ou-menos, cheguei em casa e peguei duas encomendas que chegaram pra mim na portaria; uma era um quadrinho, o muda de chá, da lark. o outro era o internet phone book.

ele é tão lindico, olha que fofura

quando eu caí no site do manu, há um tempinho, acabei vendo alguma coisa que ele escreveu a respeito desse livro, cujo título é lista telefônica da internet em inglês. foi uma iniciativa de pessoas que, assim como eu, as pessoas que eu leio e provavelmente você que está lendo isso, gostam de blogs e sites pessoais — lugares em que a gente não precisa mostrar que é alguma coisa, só... compartilhar o que quiser e ser quem a gente é. eu fiquei imediatamente encantada e, apesar de ser uma compra internacional, tive que comprar. iniciativas assim são muito legais pra não ter à mão!

é igual a uma lista telefônica de verdade! tem até um “número, pra você discar e ir até o site

é um índice de vários sites e blogs pessoais, falando sobre todo tipo de assunto; você pode saber a qual fuso horário cada blog pertence e até ler o que a pessoa que escreve tem a dizer. é tão genuíno! fiquei pensando que seria fantástico fazer algo assim com blogs e sites brasileiros ou em português. o livro também tem alguns textos sobre a internet pequena. tô ansiosa pra sentar e de fato ler esses textos e conhecer alguns desses sites!

é isso. só queria compartilhar isso com vocês antes de arregaçar as mangas e ler tudo o que tá atrasado no meu feedly (contador de postagens não lidas: 77). tô me sentindo animada, não tenho nada mais interessante pra fazer e hoje é sexta. agoravai_final_versaofinal_essaaqui.psd!

11 comentários

  1. MEU DEUS QUE LIVRINHO MAIS LINDOOOO!!! 🤩
    (Porém, fui no site bisbilhotar e tá fora do meu orçamento atualmente. 😬)

    Legal de abrir uma página aleatoriamente e visitar um blog, hein?

    ResponderExcluir
  2. olá xis!!

    adorei seu livro novo, achei tão chique! realmente seria legal ter um desses voltados para blogs nacionais, mas acho que seria mais facil fazer um "digital" do que analogico, tanto que existe os Blogueiros Raíz, né? lá já é um começo, daí bastaria só deixar tudo em índice e imprimir 😋

    ResponderExcluir
  3. Oie, Xis!!!!!! <3 Morro um pouquinho cada vez que venho aqui e não deixo uma migalhinha de pão que seja pra te mostrar que sempre leio o ‘arantchans’ (inclusive, amo! te encontrar no ‘gabinetes’!!!!). Hoje não tenho um comentário tão organizado quanto eu gostaria, mas queria te dizer que tenho me lembrado muito daqui. Costumo dar uma olhada nas newsletters que sigo no Substack quase todos os dias. E há um tempo tô tentando entender as maiores diferenças entre escrever aqui e escrever lá. Claro, levando em consideração o que se escreve. Resolvi postar o último texto que postei no ‘gabinetes’ lá, no meu perfil. Que sensação esquisita. Não sei direito o que é. Quando reli a tua descrição do que é a ‘lista telefônica da internet’, dessa “desobrigação” de mostrar que é alguma coisa, lembrei que o site hoje me sugeriu o perfil de Bella Freud pra seguir. É um pouco desonesto comparar essa comunidade que se junta no Blogueiros Raiz com a dinâmica de uma plataforma de boletins que tem uma timeline aberta de notas. Mas sinto um pouco que a galera procura um status, seja ele qual for…de bom escritor, talvez. Quem não tá procurando, já tem. Todo mundo meio solto. Enfim…bom demais que isso tudo daqui ainda exista como uma sensação de acolhimento geral!

    Amei o livro!!!! Beijosss!!!!

    ResponderExcluir
  4. olá!
    primeira vez no seu cantinho e adorei como as cores mudam dependendo da parte do site em que se está, achei muito criativo

    tô tentando voltar a blogar a um tempo, e essa postagem definitivamente me incentivou um pouco, vou mexer nos meus rascunhos, talvez eu poste kkk

    a proposta do livro é bem maneira, eu gostaria de criar laços com pessoas na internet novamente, mas é difícil não ser uma estranha.
    ótima postagem! beijos.

    ResponderExcluir
  5. não acreditooooo que ideia genial eu amei!!! quero um

    ResponderExcluir
  6. QUE IDEIA FANTÁSTICA! Super apoio uma versão BR

    ResponderExcluir
  7. Adoraria ter uma versão dessa em Português! Lembrei muito das listas telefônicas, era tão arcaico, mas ao mesmo tempo conseguíamos guardar bem mais informações na nossa mente do que hoje em dia, que mal sei meu número de telefone, haha.

    ResponderExcluir
  8. Ai que fofura!!!

    Eu conhecia o site, visitei umas duas vezes uns meses atrás, mas na época não tava com muito tempo e fui deixando pra depois aquela visita de verdade, que a gente fuça em todos os links e entende o que tá vendo. Não fazia ideia que tinha um livro! AMEI

    ResponderExcluir
  9. Essa ideia é maravilhosa. O Blogueiros Raiz tem sido um lugar acolhedor pra nos reunirmos, fugir das redes sociais em que temos essa pressão de "mostrar" algo. Aqui somos nós, e só somos kkkk acho isso preciosíssimo!

    ResponderExcluir
  10. mds me deu uma coceirinha pra fazer um projeto desse livro versão BR, seria tão legal ter essa lembrança da internet nacional, talvez uma iniciativa digital e depois ir pro físico? não sei aaaaa muitas ideias!!!

    ResponderExcluir
  11. eu achei um aconchego a ideia desse livro, que nostálgico! eu adorava folhear lista telefônica na infância, acho que ainda deve ter alguma na casa dos meus avós, agora quero perguntar eles, hehe
    adorei a ideia do livro, sério <3

    ResponderExcluir

é legal: falar de sentimentos, comentar coisas aleatórias, pedir pra mandar beijo pra família, indicar coisas maneiras (ou ruins também, tá valendo)
é ilegal: xingar o coleguinha, destilar preconceito, falar mal do gosto das pessoas, defender picada de pernilongo

© arantchans • template por Maira Gall, modificado por mim. • changelog